segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Está chegando o Natal! - Sugestões de livros


Olá!
Parece que foi ontem, mas lá vem o Natal de novo! E nós, professores, não deixamos de trabalhar o tema com os pequenos. Sempre fazemos os enfeites, montamos árvores e algumas turminhas se empolgam em fazer um amigo-oculto bem divertido!

Então, separei dois livrinhos da Ruth Rocha que falam sobre o Natal como sugestão de leitura. Já trabalhei com eles e as crianças gostam bastante! A partir da leitura, o bate-papo na roda de conversa é bem interessante, porque podemos resgatar alguns valores; lembrar de que essa "alegria" deve estar presente em nossas vidas sempre...não só na época do Natal.


Vamos lá!

1) "A Árvore de Beto", de Ruth Rocha: abaixo, você verá a sinopse do livro, retirada do site da autora:

No Natal era sempre a mesma coisa: o pai do Beto não tinha dinheiro para comprar uma árvore para a família. Isso deixava o Beto muito, muito triste.

Então ele resolveu plantar uma muda de árvore e cuidar dela. Todo dia ele ia até o terreno regar a mudinha, que cresceu e ficou linda. Em dezembro, chegou a hora de levar a árvore para casa. Mas como? Ele ia cortar, serrar, matar aquele ser de que ele cuidou com tanto carinho? O que fazer? Só ele podia decidir... 

Resultado de imagem para a arvore de beto ruth rocha

No final, Beto decide fazer a festa de Natal da vizinhança lá no terreno em que plantou a árvore. A partir deste livro podemos falar com os alunos sobre:

-  a amizade do menino com a árvore, já que ele a tratou com tanto carinho e não quis cortá-la;
-  a confraternização de Natal e como é legal estarmos juntos em família e amigos;
- questões ambientais (desmatamento, por exemplo);
- importância dos vegetais, fotossíntese, partes dos vegetais, crescimento dos vegetais.

Como sugestão, que tal enfeitarem alguma planta ou árvore da escola com enfeites natalinos?!

2) "Alvinho e os presentes de Natal", de Ruth Rocha: também separei a sinopse do site da autora:

Alvinho era danado. Não podia ver uma propaganda de algum brinquedo novo na televisão e pronto: já queria um para ele. “Pai, compra?” O pai respondia que ele já tinha brinquedos demais. “Mãe, compra?” A mãe respondia a mesma coisa. Quando chegava perto do Natal, então, Alvinho pedia de tudo: tênis importado, lanterna de três cores, apito de quatro sons.

Resultado de imagem para alvinho e os presentes ruth rocha 



Esse livro é bem legal pra se falar sobre esse consumismo desenfreado da época natalina. Eu sempre gosto de realizar uma atividade de desenho/escrita em que o aluno me diz qual seria o presente perfeito para o seu Natal, mas não o permitia pedir nada "material", que se comprasse em lojas. Uma boa reflexão, vocês não acham?!


Vou deixar pra vocês as fotos de uma cartão de Natal que fiz com as crianças para presentear suas mães. Fizemos a árvore com triângulos e depois enfeitamos com recortes de papel colorido. No verso, escrevi uma mensagem para elas (tipo dedicatória) e também havia uma foto da criança, que é o seu maior presente, né?!
Vejam:

Capa do cartão feita com os alunos, com total auxílio.

Foto da aluna, como lembrancinha!
Embrulhado bem bonito com celofane e fitilho. As mamães amaram!

Espero que tenham gostado das dicas!
Acessem também a página do Fazendo Leitura no Facebook, curta e siga o blog para saber as novidades!

https://www.facebook.com/FazendoLeitura/

Até a próxima!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!