segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Sugestão de Leitura: Primavera / Diversidade


Olá!!!!

Está chegando o mês de setembro e a gente lembra da Primavera. Eita estação agradável! Tempo mais ameno...flores por todo lado!

Então, já que gostamos de falar sobre ela com nossos pequenos, trago pra vocês duas sugestões de leitura. Vamos lá!

1) "A Primavera da Lagarta", de Ruth Rocha: Escrito em versos, marcado pelo estilo bem-humorado de Ruth Rocha, o texto conta a história de uma lagarta muito comilona que estava acabando com todas as folhas da floresta. Reunidos, a Formiga, o Louva-a-deus, o Camaleão e o Caracol decidiram acabar com ela, já que só trazia prejuízo para todos. Mas era primavera, e a lagarta tinha desaparecido... 



Acho esse livro interessante, pois podemos abordar temas como intolerância às diferenças e transformação de vida, por exemplo. Sempre que trabalho este livro, tento fazer a criança refletir sobre as atitudes dos personagens e, principalmente, no desfecho da história. Temos a conversa na Roda de Leitura e, depois, peço para eles escreverem e desenharem. Veja algumas das perguntas que podem ser levantadas nesta conversa:

- "O que vocês acham sobre a atitude dos animais da floresta?";
- "O que vocês acham que a lagarta deveria fazer com relação a isso?";
- "Vocês já se sentiram rejeitados por alguém, ou em algum lugar?";
- "Como vocês se sentem: na escola? em casa? com os amigos?"



2) "Romeu e Julieta", da Ruth Rocha: No livro, o jardim é dividido por cores: flores e bichinhos, como as borboletas viviam em seus canteiros de uma só cor e não podiam se misturar com os outros canteiros. Havia canteiro azul, canteiro verde, canteiro vermelho... Até que, um dia, duas borboletas se perderam de seus jardins e seus pais resolveram procurá-las. Já sabe o final da história? Não??!!! Então, confira e leia para seus alunos! Eles vão amar!

Mais uma vez, a autora aborda o tema da diversidade, com muita leveza e de modo que a criança consiga compreender direitinho. Gosto muito de trabalhar este livro e faço a conversa na rodinha para, depois, realizar as atividades a partir dos temas abordados.


Espero que tenham curtido as sugestões de hoje!
Até a próxima!!!


Passe no Facebook e seja um seguidor do Fazendo Leitura.




Acesse a outras postagens sobre o tema (Primavera):








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!