quinta-feira, 3 de agosto de 2017

FOLCLORICES DE BRINCAR: um livro para trabalhar a infância


Olá!
Ando sumida por aqui, mas estou tratando de um assunto muito, muito importante: meu bebê!
Meu pequeno futuro leitor é prioridade, não é mesmo? Mas, não poderia deixar de mostrar pra vocês as atividades que realizei com a minha turma de 5º ano, cujo tema era o resgate das brincadeiras infantis: projeto da escola em que trabalho, baseado nas obras do artista Ivan Cruz.

Para dar o pontapé inicial neste projeto, foi utilizado o livro "Folclorices de Brincar", de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte, com ilustrações do artista. Neste livro, você vai encontrar poemas sobre brinquedos e brincadeiras infantis, que andam meio esquecidas pelos nossos pequenos.




Como em agosto sempre lembramos do folclore brasileiro, que tal incluir estas atividades, além da brincadeira "ao vivo", em nossas práticas pedagógicas, permitindo aos alunos conhecerem uma "nova"forma de brincar?!

Vamos ao que nós fizemos:

1 - Primeiro, levei vídeos sobre o artista, assim como a sua biografia, fotos e claro, as imagens das obras dele (quadro das brincadeiras);

2 - Todos os dias eu lia e fazia atividades com um dos poemas do livro, mostrando à turma a obra do correspondente ao poema. Conversamos, brincamos na íntegra e analisamos a obra do dia;

3 - Cada aluno da turma recebeu uma obra diferente e fez a releitura, usando lápis, canetinha e lápis de cor. Fizemos um mural para expor estes trabalhos;



4 - Em outro momento, as crianças criaram suas próprias obras, desenhando as suas brincadeiras favoritas;






5 - Como o quadro da brincadeira "carniça" foi bastante comentado pelos alunos, fizemos uma atividade de recorte e colagem, onde os alunos criaram um cenário com papel colorido e receberam os personagens da carniça para colarem na montagem.







6 - Além das atividades artísticas, utilizamos as brincadeiras em produções textuais, interpretação de textos e em Matemática.

7 - No final do projeto, criamos brinquedos com garrafas pet (bilboquê, vai-vem e porta-trecos) e latas (telefone sem fio), personificando com as obras do pintor.




Aqui têm apenas algumas fotos dos trabalhos. Eu tenho muito mais, porém, como tem imagens dos alunos, não posso postar no blog! Mas, podem acreditar que os pequenos ficaram muito felizes e animados com o projeto!

Espero que tenham curtido!
Até a próxima!

Curta a página do blog no Facebook: https://www.facebook.com/FazendoLeitura/
Seja um seguidor do Fazendo Leitura!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!