segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Livro: "Minhas férias, pula uma linha, parágrafo"


Olá!!!
As férias já acabaram faz um tempinho... E, durante o mês de fevereiro, nós professores sempre realizamos atividades diagnósticas, com o fim de conhecer melhor a turma, cada aluno e suas necessidades.

Para fazer esta diagnose, utilizei um livro de que gosto muito e até já mencionei aqui no blog como sugestão de "volta às aulas". Chama-se "Minhas férias, pula uma linha, parágrafo" , de Christiane Gribel. Trata-se de um menino que retorna à escola após as férias e se depara com a atividade proposta pela professora: uma redação de 30 linhas, falando sobre suas férias.

Enfim... Usei este livro com minha turma do 5º ano logo na primeira semana de aulas. Como ele tem muitas páginas, li dois capítulos de cada vez, por dia, deixando o último para uma sexta-feira. Este tipo de leitura proporciona ao aluno aquela vontadezinha de saber o que vai acontecer depois... Portanto, a turma ficou bem empolgada com a história!

Certamente, usei os capítulos para atividades de interpretação, gramática, vocabulário e ortografia. Usamos o dicionário. Fizemos trabalhos em grupos... Mas, além dessa parte totalmente acadêmica, conversamos bastante sobre as atitudes do menino, da professora e dos colegas dele, aproveitando para falarmos sobre o cartaz de "Combinados da Turma", entre outros assuntos.

Ao final do livro, pedi para que eles fizessem uma redação sobre as férias...rsrrs...porém, não deixei como regra a utilização das 30 linhas. Afinal, cada um tem as férias de um tamanho diferente, não acham?! Até que deu certo, apesar de alguns alunos terem férias reduzidas a sete, oito linhas...

Todo o livro foi scanneado e exposto no projetor para melhor visualização das imagens. Cada aluno recebeu os dois capítulos por dia, para colarem no caderno e consultarem durante suas atividades na aula. Foi uma atividade que proporcionou bastante interesse pela leitura! Devo repetir a dose com outros livrinhos do tipo!!! :)

Deixo pra vocês as imagens:





















Espero que você tenha gostado das sugestões!
Até a próxima!!!

Curta nossa página no Facebook:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!