domingo, 30 de março de 2014

Sugestão de atividade: Como você vê o seu Rio?


Olá!
Para comemorarmos o aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, em 1º de março, trabalhei com os alunos o livrinho de Angela Leite de Souza, "Meus rios".


O livro é de poemas sobre alguns pontos da Cidade do Rio de Janeiro; pontos turísticos. Li o último poema, que coloquei num cartaz pra que os alunos pudessem visualizá-lo melhor.


Fizemos a atividade após a data - já que caiu bem no meio do Carnaval e ficou um pouco esquecida - com foco na maneira que cada um vê a sua cidade.

Primeiro, fiz um slide com fotos de alguns pontos da cidade, desde os mais famosos e sublimes pela beleza, até os pontos que eles bem conhecem: comunidades próximas, parque, mercados, etc... Fui conversando com eles a partir das imagens do slide.

As crianças gostaram de ver a realidade exposta naquele slide. Identificaram-se. Começaram a falar sobre ela e também disseram que gostariam de conhecer a outra realidade: Pão de Açúcar, Corcovado...

A partir daí, conversamos sobre coisas boas e ruins da nossa cidade e propus a elas que desenhassem a partir da proposta: "Como você vê o seu Rio?".

Vejam alguns resultados:


Este aluno dividiu o Rio de Janeiro em dois.

Este aluno vê somente o que ele vivencia...

Esta criança vê o Rio mais bonito!

Esta também!

Esta criança também consegue perceber realidades opostas.

O preto e branco da cidade ruim e o colorido da cidade mais bonita...

Este é o cartaz que fiz com a última poesia do livro:




Espero que tenham gostado da sugestão!
Até a próxima!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!