quinta-feira, 18 de julho de 2013

Como falar sobre a morte?


Olá! "Um dia a gente chega, no outro vai embora", já dizia a canção...
Pois é. Como explicar para os nossos pequenos a morte? Um momento tão difícil... Ficam a dor, a perda, a saudade, as fotos, as roupas...
As crianças também sentem muito a falta de seus entes queridos e, às vezes, não damos a importância devida a este sentimento dos pequeninos.
E, na escola, com certeza haverá um reflexo desta dor... Ela deve ser olhada com carinho, com cuidado. E nós sabemos fazer isso...

Então, deixo para vocês algumas sugestões de livrinhos que tratam o assunto de maneira linda, a fim de explicar, acolher e até entender o porquê de certas atitudes de alguns alunos...

O primeiro é "Tati é especial", de Jean-Claude R. Alphen. Segundo o autor, é um livro laico, pois "não pretendia colocar nenhuma alusão a alguma crença em particular". Veja a matéria sobre o livro clicando no link abaixo:



Capa do livro "Tati É Especial", do escritor e ilustrador de livros infantis Jean-Claude R. Alphen


O segundo livro é "Mas, por quê? - A história de Elvis", de Peter Schössow, fala da morte de um canário amarelo, o Elvis. Sua dona, uma menina muito esperta, passa a carregar o corpo do animalzinho morto em sua bolsa vermelha, já que se sente revoltada por sua perda inesperada.

Mas Por Quê??!



O próximo livro é "Por que o Elvis não latiu?", de Robertson Frizero, fala da morte de um cachorrinho chamado Elvis. O autor trata o tema com bastante poesia e as ilustrações são coloridas e leves.


 


E o último livro que sugiro é de Ziraldo: "Menina Nina". O livro fala sobre uma menina que perde a avó Vivi. O enredo da história é verídico, pois trata de Vilma, a falecida esposa do autor. Se quiser ver algumas páginas do livro, clique no link abaixo:



 




Espero que tenham gostado das dicas!
Até a próxima!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!