quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sugestão de atividade 09: "A Árvore generosa"


Olá! Este mês, me propus a trabalhar com os alunos alguns livros relacionados ao meio ambiente e sua preservação. Durante meu planejamento, pensei muito sobre um livro que falasse sobre árvores. Surgiram alguns, mas, nenhum tão lindo, fofo e de uma sensibilidade incrível, como "A Árvore generosa", de Shel Silverstein.


O livro nos mostra a verdadeira essência de uma amizade: o companheirismo.


Com a tradução de Fernando Sabino, o livro conta a história de amor entre um menino e uma árvore. O tempo passa para os dois, mas a amizade continuou. O menino sempre se lembrava do carinho e da generosidade da árvore, que não o abandonou nem nos momentos mais difíceis da vida...

Além da questão da amizade, podemos fazer o aluno refletir: "o que a árvore nos proporciona?". Sombra, seus frutos, a madeira para construção de móveis e outras coisas, o "pulmão da Terra", o próprio papel... Tudo isso é falado no livro, de uma maneira lindaaa!

Depois da leitura do livro, os alunos dobraram o papel em quatro partes (meio + meio) e desenharam, em cada uma delas, uma parte do livro, já que os fatos são cronológicos. Vejam alguns trabalhos (turmas de 3º ano):













Depois, colocamos maçãs em nossa árvore, para mostrar pra todo mundo que nós precisamos plantar semementes boas pra colher frutos bons:

Pedi para os alunos escreverem palavras boas nas maçãs.

Esta árvore ficou repleta de frutos com palavras de carinho, amizade e amor! Faltou só a foto dela totalmente pronta... Postarei amanhã!!!

Espero que aproveitem a sugestão!







.

3 comentários:

Deixe seu recado!