Autores infantis



A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA
por Michelle Moreira



     Segundo Simone Cavalcanti, "cada vez que alguém abre um livro, uma janela se abre nessa direção". Portanto, é importante que o hábito da leitura seja incentivado em casa e, principalmente, na escola.

     Sobre o livro infantil, a autora afirma que "em especial, tem o privilégio de conter duas espécies de narrativa – a textual e a imagética – o que acentua seu potencial de exploração. É possível contar e recontar o enredo por diferentes trilhas sem a perda do elemento surpresa e das possibilidades de interpretação".

Monteiro Lobato: ícone da Literatura Infantil Brasileira


     "O Brasil é, hoje, uma referência nesse segmento literário, tendo um mercado interno bem movimentado por uma rede de editoras com alto grau de profissionalização e concentrada nas capitais e metrópoles, convivendo com uma produção independente distribuída em todo o território"(CAVALCANTI, Simone).





     Apesar disso, a literatura infantil ainda sofre um certo tipo de preconceito, infelizmente. Mas, os livros infantis já estão ganhando maior espaço nas prateleiras das livrarias (que bom, né?!).. Atualmente, podemos destacar muitos autores famosos no mundo dos livros infantis e, abaixo, você lerá um pouco sobre alguns deles.


Ana Maria Machado


São 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos. Carioca, Ana Maria Machado ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras. Autora dos sucessos "Menina bonita do laço de fita" e "Raul da ferrugem azul", entre outros.

(Fonte: http://www.anamariamachado.com/biografia)



Ruth Rocha

Foi eleita para a cadeira nº 38 da Academia Paulista de Letras. Seu livro "Marcelo, Marmelo, Martelo" (1976), vendeu mais de 1 milhão de cópias. Paulista, Ruth Rocha é uma das maiores escritoras da literatura infantil no país, com 130 livros publicados e 10 milhões de exemplares vendidos, sendo 2 milhões no exterior. Algumas obras: "O Menino que aprendeu a ver" e " O Coelhinho que não era de Páscoa", entre muitas outras.

(Fonte: http://www.algosobre.com.br/biografias/ruth-rocha.html)





Eva Furnari

Eva Furnari nasceu em Roma, Itália em 1948. Veio para o Brasil aos dois anos de idade e reside em São Paulo até hoje. Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980, com livros de imagem e publicou 60 livros, que já foram publicados em vários países. Alguns livros da autora: "O Amigo da bruxinha", "Os Problemas da Família Gorgonzola" e "Amendoim".

(Fonte: http://www.bibliotecaevafurnari.com.br/ie6/biografia.php) 





Sylvia Orthof


A autora escreveu e dirigiu “A Viagem do Barquinho”, peça infantil encenada no MAM em que toda a família trabalhava. Fundou, em 1975, a Casa de Ensaios Sylvia Orthof, dedicada exclusivamente a espetáculos infantis. Nesse momento, sua vida de escritora se inicia oficialmente. Um convite de Ruth Rocha para escrever histórias infantis para a revista Recreio abriu definitivamente as portas da literatura infantil para Sylvia Orthof. Algumas de sua brilhantes obras: "Maria-vai-com-as-outras", "Se as coisas fossem mães" e "Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro".

 (Fonte: https://sites.google.com/site/sylviaorthof/biografia-da-autora)




Tatiana Belinky

Nascida na Rússia, após viver cerca de nove anos em Riga, Letônia, chega ao Brasil, em setembro de 1929. Em obra composta por mais de 120 títulos, Tatiana Belinky propõe aos leitores infanto-juvenis reflexões a respeito da natureza humana - frequentemente, com humor, e sempre empregando recursos que chamam atenção para a própria linguagem. Alguns de seus livros: "O Caso dos ovos", "A Cesta de Dona Maricota" e "A Operação do tio Onofre".

(Fonte: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=biografias_texto&cd_verbete=5303)



Pedro Bandeira
Paulista, seu grande sucesso literário foi a obra "A Droga da Obediência", de 1984, direcionado para o público adolescente, no qual ele se especializou. Esta obra é a primeira da série que ficará conhecida como "Os Karas", integrada por mais quatro livros. Seus personagens são detetives, um grupo clandestino que investiga eventos misteriosos. Mais voltado para o público infantil, lança os livros "O Fantástico mistério de Feiurinha" e "Por enquanto eu sou pequeno".

(Fonte: http://www.infoescola.com/biografias/pedro-bandeira/)



Elias José

Mineiro, em 1970, publica sua primeira coletânea de contos, "A Mal-Amada", que recebe menção honrosa no Concurso de Livros de Contos  Prêmio José Lins do Rego. A partir de 1976, por sugestão de sua esposa, escreve histórias para sua primeira filha. Inicia, assim, sua produção infanto-juvenil, cujo primeiro lançamento é "As Curtições de Pitu". A afinidade com o gênero e o sucesso obtido com a publicação levam-no a dedicar-se quase exclusivamente ao público infantil, para o qual escreveu mais de cem livros, entre eles "Caixa mágica de surpresas" e "O que você lê ali".

(Fonte: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=biografias_texto&cd_verbete=5136)


Ricardo Azevedo


Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista nascido em 1949, é autor de muitos livros para crianças e jovens. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda e textos em coletâneas publicados na Costa Rica e no Kuwait. Algumas obras: "Um homem no sóton", "No meio da noite escura tem um pé de maravilha" e "O Livro dos pontos de vista".

(Fonte: http://www.ricardoazevedo.com.br/ricardo-azevedo) 


Daniel Munduruku


Nascido em Belém, no Pará, é filho do povo indígena Munduruku. Entre outras atividades, participa ativamente de palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira. É autor de "Histórias de índio, coisas de índio" e "As serpentes que roubaram a noite", os dois últimos livros premiados com a menção de livro Altamente Recomendável pela FNLIJ.

(Fonte:  http://www.globaleditora.com.br)

 

Mary e Eliardo França

O casal Mary e Eliardo França é um dos grandes fenômenos do mercado editorial brasileiro. Autores de livros para crianças há 39 anos, juntos têm mais de 140 títulos publicados. A bem-sucedida aventura literária do casal – ela escritora, ele ilustrador – com obras destinadas ao público infantil, rapidamente conquistaram as crianças em fase de alfabetização, tornando-se também material de apoio didático utilizado nas escolas de todo o Brasil. Algumas de suas obras: "Uma viagem à lua",  A Mágica" e "O Jogo e a bola".

(Fonte: http://maryfrancacicdamas.blogspot.com.br/2008/09/biografia-dos-autores-o-casal-mary-e.html)




Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa (1935) é cartunista brasileiro. Criou a "Turma da Mônica", e vários outros personagens de história em quadrinhos. É membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº24. O mais famoso e premiado autor brasileiro em quadrinhos. A publicação da "Turma da Mônica Jovem", uma linha de personagens com 15 anos de idade, vendeu em 2008, mais de um milhão e meio de exemplares, dos quatro primeiros números da revista.

(Fonte: http://www.e-biografias.net/mauricio_de_sousa)




Ziraldo
Seu primeiro livro infantil, "Flicts", relata a história de uma cor que não encontrava seu lugar no mundo. Em 1980, ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro com o livro O Menino Maluquinho, que se transformou no maior sucesso editorial e foi adaptado para o teatro, o cinema e para internet, e teve uma versão para ópera infantil. Em 1989, começaram a ser publicadas a revista e as tirinhas em quadrinhos desse personagem. Alguns livros: "Menina Nina" e "O Menino marrom".

(Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/ziraldo.jhtm)


Bibliografia:
(CAVALCANTI, Simone. Literatura Infantil no Brasil. 18/03/2012)

Espero que vocês gostem!

7 comentários:

  1. Lindo post! Amo esses autores!
    quero dizer, pelo menos os que eu conheço, hahaha
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua postagem e seu blog está muito bom. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Amiga seu blog está fantástico...amei,,,Você é demais....Parabéns por mais essa conquista

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu Blog...está demais...amei cada página e cada idéia que você sugeriu.....Você merece

    ResponderExcluir
  5. Adorei ajudou bastante em meu trabalho. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Amei sua postagem foi de grande utilidade para mim. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!