quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

As férias acabaram? Sejam bem-vindos!

Olá!
As férias terminaram, o recesso de Carnaval também está chegando ao fim... Então, já está na hora de iniciar o ano letivo pra valer, não é?!

Nós, professores dedicados, sempre tentamos realizar atividades com livrinhos, de modo a incentivar a prática da leitura em nossas salas de aula, bibliotecas ou salas de leitura. Não seria diferente no início deste ano... Então, trago a sugestão de um livro bem conhecido, divertido e crítico, que fala sobre a famosa "redação de começo de ano", muitas vezes intitulada: " Minhas Férias"...

Com um ar bem interessante,  o livro "Minhas férias, pula uma linha, parágrafo", de Christiane Gribel, fala sobre os professores sugerirem aos seus alunos uma escrita detalhada sobre suas férias, bem no comecinho do ano...

O personagem Guilherme é um menino que se depara com 30 linhas de grande sufoco, ao tentar passar para o papel suas emoções vividas durante as férias. Veja a sinopse retirada do site da Livraria Cultura:

"Crítica e engraçada, esta é a história de um menino que retorna às aulas
e já coloca na berlinda o sistema de ensino convencional. Uma redação. Trinta linhas sobre as férias.
É o que basta para que todo o prazer vivido pelo personagem Guilherme se transforme em tortura.
Afinal, onde colocar o adjunto adnominal da emoção?
Como espremer em uma folha de caderno dois meses de risadas? Quem será o sujeito da despreocupação?
Será que a análise sintática pode dar conta dos predicados de um golaço?"




As crianças gostam muito desta história, por se identificarem com a espontaneidade do personagem. Muitas de nossas crianças ainda possuem dificuldades na escrita... Pedi-las para escreverem sobre as férias, de forma tão criteriosa, não seria a forma mais atraente, não acham?

Geralmente, faço rodas de conversa no início das aulas, fazendo com que o aluno tenha "voz" durante esse momento, contando "causos" cotidianos, revelando seus sentimentos, ouvindo outras histórias... Esta primeira abordagem facilita a hora da escrita espontânea, pois ele já conseguiu externar sua experiências.

Todas as segundas-feiras, falamos sobre o final de semana. A gente ouve cada coisa!!!
Depois, sempre escrevemos e desenhamos sobre o que aconteceu no sábado e domingo... Colamos no portfólio e, assim, conseguimos ver a evolução dessa escrita. É muito válido para nós professores e para o aluno, que vê sua conquista de forma concreta!

Enfim... Acredito que uma conversa bem animada sobre as férias, seja uma boa opção para um início de ano letivo, onde cada um tenha o seu espaço para falar, respeitando o outro, ao ouvir... Enfim... Haverá "bagagem" para uma possível produção escrita!

Espero que tenham gostado!
Até a próxima!

Curtam a página do Fazendo Leitura no Facebook:



Um comentário:

Deixe seu recado!