quinta-feira, 19 de março de 2015

"O Reizinho Mandão", de Ruth Rocha: trabalhando valores e a letrinha R


Olá!
Nossos pequenos precisam sempre lembrar que alguns valores são essenciais para uma boa convivência. Por isso, semana passada, aproveitei que estávamos trabalhando a letrinha R e li a história "O Reizinho mandão", da autora Ruth Rocha.


Livro - O Reizinho Mandão nas americanas


O livro conta sobre um reizinho muito do mandão, cujo hobbie era criar leis. Ele inventava cada lei esquisita e também proibia que seu reino falasse... Até que um dia, seus súditos perderam o hábito da falação: ninguém sabia mais falar!

O reizinho não achou aquilo legal e foi procurar um velho sábio, num reino vizinho ao seu. E assim, o sábio lhe deu um conselho...

A história é riquíssima, pois trata desta personalidade tão feia do reizinho, de querer mandar em tudo, em todos, com seu egoísmo tão peculiar. Às vezes, encontramos situações bem parecidas em nossas salas de aula, não é?!

Abaixo está o vídeo com a leitura do livro, disponível lá no canal Fazendo Leitura:



Vale a pena ler para os pequenos! E depois da leitura, todos podem fazer um fantoche de REI bem bonito!!!
Vejam  o modelo:


Assim, depois de ouvirmos a história e brincarmos com os fantoches, chegou a hora da sistematização da letrinha R. Vejam algumas sugestões que fazem parte de uma APOSTILA de reforço que eu mesma produzi para meus alunos.










Abaixo, você verá um vídeo em que ensino a fazer 3 joguinhos para trabalhar a letrinha R.







Espero que tenham curtido a sugestão!
Até a próxima!!!

Curta a página do blog no Facebook:
https://www.facebook.com/FazendoLeitura

Passe lá no canal e se inscreva:
https://www.youtube.com/channel/UCsejms63q8wSB4_NFaPK0sQ



segunda-feira, 16 de março de 2015

Contando até 10 na biblioteca!


Olá!
Estou um pouco sumida... rsrs...
É que a vida está um pouco agitada, mas prometo que vou separar um tempinho para continuar com minhas postagens!

Este ano, não trabalho mais com a Sala de Leitura, porém, o amor pela Literatura é maior do que tudo e, assim, ainda desenvolvo muitas atividades com livros na minha turminha de 2º ano!!! Além da paixão avassaladora pelos livros, acredito que a formação de alunos leitores deve ser prioridade em nossas escolas!

Então, deixo pra vocês três sugestões de leitura para trabalhar uma aula sobre os números de 1 a 10:


1) "Os Dez Amigos", de Ziraldo: o livro é fofo e faz um paralelo entre os nomes oficiais dos dedos (mínimo, anular, médio, indicador e polegar) com os nomes populares (Mindinho, Seu Vizinho, Pai de Todos, Fura Bolo e Mata Piolho), num texto típico do Ziraldo: divertido!



2) "Beleléu e os números", de Patrício Dugnani: também é muito legal! As crianças se identificam, pois trata de um menino chamado Gabriel, que espalha os brinquedos pela casa toda. Só que, quando isso acontece, entra em cena o Beleléu: um carinha meio verde, de cabelos vermelhos, que esconde os brinquedos que ficam fora de seus lugares. Ótimo para os alunos menores!



3) "Usando as mãos: contando de cinco em cinco", de Michael Dahi: é um livrinho artístico, pois usa as mãozinhas para criar vários desenhos. Também é muito apreciado pelas crianças, por causa das cores fortes e do formato grande.


Vocês podem ver uma outra postagem utilizando este livrinho como referência em:

http://fazendoleitura.blogspot.com.br/2014/05/ler-e-diversao.html



Espero que tenham gostado das sugestões!!!!
Curtam a página no Facebook: https://www.facebook.com/FazendoLeitura?ref=bookmarks
Seja um seguidor do blog!

Até a próxima!!!