segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Árvores de Natal com livros


Olá!
Está chegando o final do ano e as escolas já começaram os preparativos para o Natal.
Muitos professores como nós, preparam murais com Papai Noel, árvores e enfeites que lembram a data.
Então, trouxe pra vocês algumas imagens de árvores de Natal feitas com livros. Isso mesmo! Onde tem sede de leitura, tem que ter livro; até mesmo no enfeite natalino!

Lembrando que as imagens foram buscadas na Internet!
Separei algumas mais simples pra gente fazer na correria do dia a dia!
Vejam só:


Simples e chique!

Esta árvore está incrementada com lâmpadas coloridas!


Poderia estar mais enfeitada, mas é perfeita para os alunos fazerem sozinhos!

Esta árvore da direita da tela é uma graça. Feita com os livros abertos, é preciso ter cuidado para não danificá-los!

Luzes coloridas dão um toque a mais!

Esta é maravilhosa! Requer mais trabalho e cuidado!



Espero que tenham gostado da ideia!
Vou montar a minha e mostro pra vocês depois, ok?!
Até a próxima!!!!

Curta Fazendo Leitura no Facebook:
https://www.facebook.com/FazendoLeitura





domingo, 23 de novembro de 2014

Natal: História em Quadrinhos - Turma da Mônica


Olá, pessoal!
Vou deixar pra vocês estes quadrinhos da Turma da Mônica, que contam a história do verdadeiro sentido do Natal. O texto não fala sobre o nascimento de Jesus, mas fala sobre a importância que as pessoas dão aos presentes, à correria do dia-a-dia e, assim, se esquecem que Natal é muito mais do que coisas materiais!

Com a ajuda de uma rena do Papai Noel, a turminha vai tentar resgatar a essência do Natal por onde passam!
Vejam que legal esta historinha que se divide em três partes:


























Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/comics/fwelcome.htm

Tenho certeza que as crianças vão amar!!!
Até a próxima!

Curta Fazendo Leitura no Facebook!
https://www.facebook.com/FazendoLeitura







quarta-feira, 19 de novembro de 2014

E você?! Tem algum bicho carpinteiro?!!!


Olá!
Você já deve ter ouvido a expressão: "você está com bicho carpinteiro, menino!".
Minha avó sempre dizia isto quando a criança era muito agitada, não parava quieta num lugar só...
Então, a partir de um texto de Sylvia Orthof, que gostei muito, tive a ideia de pesquisar por livros que falem do tal do "bicho carpinteiro"!



Vejam só os que eu achei:

O livrinho "A História do Bicho Carpinteiro", de Fraga, é um livrinho que fala sobre este bichinho que vive dentro das crianças espevitadas e curiosas. As ilustrações acendem o imaginário da criançada!




O próximo livro, "Bicho carpinteiro", de Claudia Cotes, aborda o tema do TDAH (Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade). Pode ser uma boa sugestão para um trabalho nas turmas que possuem algum aluno que este tipo de comportamento.

O livro conta a história de um menino que não consegue se concentrar por muito tempo em uma atividade. Assim, seus pais, junto com a escola, descobrem que através da Arte, esta criança pode se desenvolver melhor e colocar toda a sua criatividade pra fora!

Capa: frente e verso.



O livro a seguir, "Professora, acho que tenho um bicho-carpinteiro", de Barbara Esham, conta sobre um menino que não consegue parar quieto. Seu pai diz que ele tem o famoso "bicho-carpinteiro"! É aí que o menino tenta descobrir a cura para o tal bichinho...


Enfim, aí está o livro de Sylvia Orthof que inspirou minha postagem do dia: "Bichos que tive: memórias zoológicas".
Neste livros, há alguns textos sobre animaizinhos de estimação da autora. E, a última história fala sobre o tal do "bicho-carpinteiro" que ela tinha. Divertido demais! Vale a pena contar para os alunos!



Espero que tenham curtido a postagem!
Até a próxima!!!


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

20 de novembro: Dia da Consciência Negra - O Negro como o protagonista


Olá!
Está chegando o Dia da Consciência Negra e a maioria das escolas se movimentam em torno de um projeto que lide com a cultura africana, afim de que os alunos conheçam um pouco mais sobre os nossos descendentes negros.

Por isso, trago pra vocês sugestões de livros que possuem personagens principais negros, ao invés de sugerir algum material mais específico para um trabalho sobre o tema. A proposta é que as crianças percebam que TODOS nós podemos ser "os protagonistas". TODOS nós somos importantes!

Então, vejam os livros que selecionei; tratam de temas diversos, mas com o enfoque principal: negros como personagens principais da história. 

Lelê é uma menina que não gosta de seus cabelos crespos.Mas, um dia, descobre a história desta herança africana e se encanta por ela. Assim, passa a gostar de seus cabelos e faz vários penteados com eles.


 Vocês podem acessar o link http://pt.slideshare.net/naysataboada/o-cabelo-de-lele e visualizar slides com as páginas do livro, para conhecer melhor a história.



O livro conta a história de "Conquém", a galinha d'angola, que, segundo a lenda africana, espalhava terra para firmar o solo. Bruna, a personagem principal, sonhava com Conquém, até que, um dia, sua avó a presenteou com uma galinha d'angola. 

 Você também pode acessar http://pt.slideshare.net/sucess4/bruna-e-a-galinha-dangola para conhecer melhor o livrinho.


Nana e Cris são duas meninas que moram na ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. O pai de Nana trabalha com plantas medicinais e foi convidado para fazer uma pesquisa em uma aldeia no interior de Guiné-Bissau, na África. É ali que começa a troca de cartas entre as duas amigas de colégio que, por meio da escrita, falam do seu cotidiano, sua família, seus segredos, medos, anseios e, assim, tecem as impressões de aproximação e distanciamento entre suas vidas e a das demais crianças da aldeia africana. Fonte: http://www.saraiva.com.br/cartas-entre-marias-uma-viagem-a-guine-bissau-3069471.html 

O livrinho conta a história de uma menininha que fala pelos cotovelos!

Clássico da Literatura Infantil, a história fala de um coelhinho que se encantou pela beleza da menina negra que morava na casa ao lado. Assim, ele queria ter uma filha pretinha como ela... E resolveu perguntar à menina qual o segredo dela ser tão pretinha!!! As crianças gostam muito dessa história!
 Conheça a história através deste vídeo do You tube:


O livro é uma adaptação de um conto da África ocidental. Abena é uma princesa africana disputada por seus pretendentes: o Fogo e a Chuva. Ambos terão de passar por uma prova de resistência para conseguir a mão da filha do Rei. Fonte: http://www.celsosisto.com/?pid=144&ct=0


Esta é a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores. “Quem inventou que o contrário de preto é branco?”.“Se um de nós é marrom e outro não é exatamente branco, por que nos chamam de preto e branco?”. São muitas as perguntas, e muitas serão as descobertas. Fonte: http://www.saraiva.com.br/o-menino-marrom-4236656.html

Quando o sol desperta, OBAX percorre a savana africana com a sua imaginação. Ela conhece girafas e outros animais selvagens, mas o seu passatempo preferido é contar histórias! Algumas mais parecem um sonho, de tão difíceis que são de acreditar. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=4361UKicL6k
 Vocês podem acessar o link e assistirem o Booktrailer do livro!


Lindo demais, o livro conta a história de Nito, que abria um berreiro por tudo e ninguém aguentava mais tanta choradeira. Um dia, seu pai o chamou num canto e veio com aquele discurso - "Você é um rapazinho, já está na hora de parar de chorar à toa. E tem mais - homem que é homem não chora". Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=669603

 Confira a história acessando este vídeo:


Trata-se do aniversário do pai da família e os parentes vão chegando pouco a pouco, sem que o leitor saiba bem por que aquelas personagens estão se reunindo. Todos que chegam querem abraçar, beijar, afagar e brincar com o bebê da família. Daí vem o título "Tanto, tanto! ". Há uma surpresa final com a chegada do pai e a festa de aniversário. Fonte: http://winnykizzymanu.blogspot.com.br/2011/11/resumo-do-livro-tanto-tanto.html

Espero que tenham gostado das sugestões!
Até a próxima!