sexta-feira, 16 de maio de 2014

Copa do Mundo 2014: 10 livros para você trabalhar com seu aluno.


Olá!
Hoje, deixo pra vocês 10 sugestões de livros que trabalham o tema futebol, mas com foco em uma das "estrelas" da competição: a BOLA.

"Ela vai pra lá, ela vem pra cá...
E quando entra no gol, ai, é muita emoção!
A torcida vibra, torce, grita
Nossa! Haja coração!"

Vejam os livrinhos e suas sinopses, escolham alguns deles e se divirtam com estas diferentes histórias!

1) "A bola e o Goleiro", de Jorge Amado.



Bilô-Bilô não era tão bom goleiro, por isso, colecionava apelidos: Mão-Furada, Mão-Podre, Rei-do-Galinheiro. A bola Fura-Redes era a alegria dos jogadores. Fazia gols de todos os tipos e seus apelidos eram  Esfera Mágica, Pelota Invencível e Redonda Infernal. 
Nesta narrativa infantil, escrita em 1984, Jorge Amado conta como estes dois personagens se apaixonaram. 



2) "A Dona da bola e a dona da história", de Heloísa Prieto.




Bia é uma menina de 7 anos que nunca para quieta: adora jogar futebol e vive tropeçando no cadarço do tênis. Já Maia não gosta de se sujar e prefere ficar desenhando. Certo dia, Bia torce o pé e divide o banco do pátio da escola com Maia que, como sempre, desenhava. A partir daí, uma inusitada amizade começa a nascer.


3) "Bola no pé", de Luiza Massarani.





O livro foi ilustrado por Ivan Zigg, que preparou desenhos bem divertidos e coloridos, fotografias de jogadores e imagens surpreendentes sobre a história desse esporte mágico. Além de oferecer esta história incrível, a publicação também traz os significados e origens curiosas de algumas expressões do futebol.


4) "Ora bolas!", de Selma Maria.



Este livrinho conta histórias sobre o universo do futebol pelo olhar da criança. Em uma prosa que poetisa o jargão futebolístico, a autora brinca com o sentido das palavras, criando para elas significados novos. O ponto de vista é sempre o da criança, do menino que joga bola no campinho esburacado com a cabeça na lua, da menina que sonha em ganhar uma bola no Natal, do menino que quer ser Mané no Maracanã. 


5) "Maluquinho por futebol", de Ziraldo.




O livro reúne 16 histórias em quadrinhos do personagem mais famoso do cartunista e escritor Ziraldo, o Menino Maluquinho. O garoto que vive com uma panela na cabeça mostra suas habilidades como jogador de futebol e entra em campo com toda sua turma para se aventurar no esporte preferido dos brasileiros, torcendo, fazendo gols ou dando bolas fora sempre com muito humor e espírito esportivo.



6) "O Dono da bola", de Elias José.




João tem algo que a maioria de seus amigos almeja - uma bola de futebol oficial - verdadeiro objeto de desejo entre os meninos! Ela é o seu 'tesouro'. O outro desejo dos meninos do qual João compartilha é conhecer o mar. Crianças pobres do interior, João e seus amigos finalmente realizam esse sonho quando as professoras levam suas turmas para passar um dia na praia.


7) "Poesia que rola no jogo de bola", de Fábio Sombra.




O autor e ilustrador, que também é violeiro, convida os leitores a jogar futebol de um jeito bem diferente: não mais chutando a bola ou fazendo gol, mas criando poemas.
Neste livro, não faltam o goleiro, o atacante, o juiz ou a torcida. Todos estão lá, cheios de ginga, ritmos e rimas.


8) "Rodrigo, bom de bola", de Markiano Charan Filho.




Rodrigo, o protagonista deste livro, é cego, mas joga futebol muito bem. Seus amigos se perguntam como um deficiente visual pode jogar bola e ainda praticar diferentes esportes. O pequeno leitor poderá encontrar algumas das respostas para as curiosidades mais comuns a respeito de como os deficientes praticam esportes pensados especialmente para eles, como o judô, a natação, o xadrez, a corrida, entre muitos. 'Rodrigo bom de bola' busca trazer à criança a ideia de respeito por meio da vontade de experimentar aquilo que é diferente.


9) "Sabe onde a bola foi parar?", de Elza Cesar Sallut.



A  bola veio rolando. Passou pelo gato, o cachorro e o burro. Agora todos querem saber: onde a bola foi parar?


10) "Um gol de placa", de Pedro Bandeira.



Aquela turminha adorava jogar bola num campinho improvisado que havia num terreno do bairro. Mas acontece que o dono do terreno resolveu construir um prédio de apartamentos em cima do campo de futebol. E agora a turminha tem que descobrir uma outra maneira de poder continuar jogando bola.


Espero que aproveitem as sugestões!
Até a próxima!



quarta-feira, 7 de maio de 2014

Novas sugestões: Dia das Mães


Olá!
Hoje, deixo pra vocês algumas poesias e sugestões de atividades para o Dia das Mães.











Olhem só estas lembrancinhas:










Até a próxima!!!


terça-feira, 6 de maio de 2014

Dia das Mães 2014: sugestão de atividades de escrita


Olá!
Nunca é tarde para sugestões de atividades, não é?!
Então, deixo pra vocês algumas das atividades que separei para trabalhar o Dia das Mães com as crianças, a partir do livrinho "Macaco Danado", de Julia Donaldson.



1º ano: leitura do livrinho + confecção da lembrancinha da mamãe (os alunos ainda não fizeram esta atividade!)


2º ano: leitura do livrinho + confecção do cartãozinho (Minha mamãe é assim...):



3º ano: leitura do livrinho + confecção de cartão (Mensagem para mamãe):




4º e 5º anos: leitura do livrinho + confecção de cartão:




Além destas atividades, há várias outras sugestões de livros e trabalhos sobre o tema, aqui mesmo no blog. É só clicar no link abaixo!!!



Até a próxima!!!


LER É DIVERSÃO!

Olá!
Sei que estou um pouco sumida, mas a vida anda meio agitada!!! 
Deixo pra vocês as fotos de alguns trabalhos a partir dos livros "Usando as mãos, contando de cinco em cinco", de Michael Dahl, e o "O que dizem as palavras", do Nani.


                                   


As turminhas do quarto e do quinto anos fizeram a atividades com o livro do Nani. Após a visualização do livro, falei pra eles "desenharem" seus nomes junto com aquilo que mais gostassem na vida!
Vejam o resultado de alguns alunos:













Já com as turminhas do primeiro ao terceiro anos, trabalhei o livro "Usando as mãos". Depois de carimbar a mãozinha no papel, usando tinta guache, eles poderiam criar o que quisessem a partir do desenho da mão:















Não ficaram lindos?!!!
Até a próxima!