segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

1º livro do ano: "A Menina que odiava livros"


Olá!!!
Este mês, quis proporcionar aos meus alunos a leitura de livrinhos que falassem sobre a importância da leitura; em como que os livros podem fazer a gente viajar e esquecer nosso mundo, entretendo nosso pensamento, fazendo a gente querer ler mais e mais...

Para início de ano, "A Menina que odiava livros", de Majusha Pawagi, pareceu ideal. Vejam a atividade que realizei com as crianças: sempre simples, mas com o objetivo de trazer o aluno pra dentro do livro, além de fazê-lo interpretar a história, auxiliando no processo de compreensão textual e atenção.

Além de ler o texto original, também coloquei um vídeo do You Tube, que conta a história do livro de maneira mais resumida.

Vejam algumas fotos:

Nesta folhinha, os alunos escreveram um pouco sobre a história e desenharam.

Tem aluno que vê muito bem os detalhes...

Turma do 5º ano prestando atenção no vídeo.



Até a próxima!!!


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Sugestões de livros para o início do ano letivo


Olá!!!
Vou deixar pra vocês a sugestão de três livrinhos bem fofos para o trabalho neste início de ano, onde precisamos despertar no aluno, o interesse pelos livros, pela leitura...

Então, que venham os livros:

"A menina que odiava livros", de Manjusha Pawagi.


Esta é a história de uma garota que odiava os livros, porque em sua casa eles estavam por toda parte!
Mas, um dia,seu gatinho derrubou uma pilha enorme de livros infantis. Abertas pela primeira vez, as páginas dos livros, foram libertos os personagens e animais das histórias, que invadiram a sala, fazendo uma grande bagunça. Esse acontecimento mágico fez a menina viajar pelo fantástico mundo da literatura.

Segunda sugestão:
"É um livro", de Lane Smith.







" Envia mensagens? Faz blogues? Sobe e desce o texto? Tem Wi-Fi? Tuíta? Não... É um Livro..." Esta é uma história divertida sobre os prós e os contras de dois tipos de tecnologias - quase duas formas diferentes de ver o mundo - contada através da interação de dois personagens: o burro e o macaco.

E por fim:
"Os Fantásticos livros voadores de Modesto Máximo", de William Joyce.



Lindo, lindo, lindo...

Modesto Máximo é um rapaz que sempre gostou de palavras e histórias mas que, um dia, viu um furacão passar e deixar todas as letrinhas embaralhadas. Abatido, ele se acostuma a olhar para baixo, mas quando resolve mudar de atitude, vê uma coisa que vai fazer a sua própria história mudar completamente: a imagem de uma moça planando, carregada por livros voadores.


Espero que tenham gostado das sugestões!!!

Até a próxima!


 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Atividade de boas vindas!


Olá!!!!
Após um bom descanso, retorno com as postagens sobre meu trabalho em Sala de Leitura.

As aulas começaram hoje, aqui no município do Rio de Janeiro, no RJ. Recebi meus pequenos com entusiasmo: é bom quando chegamos com todo gás, né?! 

A aula que preparei pra eles foi bem simples, a partir da leitura do livrinho de Ilan Brenman: "O que cabe num livro?". Após a contação da história, conversamos sobre a importância da leitura e como podemos sonhar, imaginar, usar de nossa criatividade e emoção enquanto estamos lendo um livro.

Depois que conversamos um pouco, propus aos alunos que desenhassem e escrevessem o que caberia no livro deles. Dei uma folha de A4 pela metade, dobramos ao meio para que tivéssemos o "livro". Em sua capa pedi que escrevessem: "No meu livro cabe..." e dentro fariam o desenho.

Foi simples e interessante...
Amanhã, posto algumas fotos do resultado!


Desejo a todos um ótimo ano 2014, com muitas bênçãos e alegrias!