domingo, 2 de junho de 2013

Sugestão de Atividade 07: Respeito às diferenças na Semana do Meio Ambiente


Passeando pelos livrinhos da Sala de Leitura onde trabalho, encontrei um livrinho muito especial: ele pode ser trabalhado na Semana do Meio Ambiente, porque seu cenário é um jardim cheio de flores, que Seu Juvenal plantou.
Mas, apesar de falar sobre flores, "De todas as cores", de Nye Ribeiro, é um livro bem fofo, que ensina aos pequenos a respeitar as diferenças, a vencer o preconceito e a viver em harmonia.

Vale a pena a leitura! Deixo também, umas dicas de atividades a partir deste livro:


1) As crianças podem ser induzidas a desenharem sobre a história;
2) Pode ser criado o cenário da história (painel) com elementos feitos pelos alunos, como flores de dobradura, assim como as abelhas, a grama de tinta guache, Seu Juvenal de colagem com papel... Veja abaixo; a partir da dobradura da tulipa, podemos fazer outras flores:

 


3) Podemos ensaiar uma dramatização, com teatro de fantoches (pode ser de palitos, dedoches ou de meia), ou com máscaras, a partir da historinha do livro:

Máscara da abelha.



Máscara de flor.

4) Também podemos fazer um jardim da turma, plantando sementes de flores variadas, todas juntas, em garrafas pet, ou outro material reciclável, como latinhas de achocolatado ou leite em pó, por exemplo. Veja estas sugestões:




5) Você também pode organizar uma exposição com trabalhos relacionados ao Meio Ambiente, mas respeitando o tema do livro. Olhe esta sugestão de flores feitas com garrafas pet:

 

Flores com as argolinhas das tampinhas das garrafas de refrigerante! Muito criativo!



Espero que vocês aproveitem as sugestões!




Um comentário:

Deixe seu recado!