domingo, 9 de junho de 2013

Dia do Porteiro - 9 de junho - Sugestão de Atividades 08


Olá! Sabiam que hoje, dia 09 de junho, é Dia do Porteiro?
Sua escola tem algum porteiro? É dia de homenageá-lo e lembrar às crianças como essa função é importante para todos!

Aproveitando essa data, trouxe pra vocês mais uma sugestão de atividade; desta vez com a poesia de Vinicius de Moraes "A Porta". Espero que vocês gostem!

A Porta

Vinicius de Moraes

Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.

Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!

Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!

Abaixo, está a poesia ilustrada e com um vocabulário:

 


Também deixo pra vocês um modelo de uma porta, para a realização de uma atividade em que os alunos vão escrever/falar o que eles deixariam entrar pela porta e o que eles deixariam do lado de fora da porta.




Para aproveitar o tema, sugiro um livrinho bem interessante, de suspense, chamado "Atrás da porta", de Ruth Rocha. Como o livro tem muitas páginas, ele pode ser lido um pouquinho de cada vez, pela professora, todos os dias. As crianças gostam muito!




Olha um porta-retratos de garrafa pet bem legal para presentearmos nossos porteiros e porteiras da escola!
O que vocês acham?


 

Até a próxima!!!



Um comentário:

  1. Adorei as dicas de leitura.
    O porta-retratos serve para muitos "eventos".
    Bjs e uma ótima semana.
    Zaira

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!