sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Como Laura é uma menina muito curiosa, começa a questionar se as princesas tão lindas dos contos de fadas soltavam pum. Então, pede ajuda ao seu pai e ele desvenda todo esse mistério... O livro "Até as princesas soltam pum" de Ilan Brenman é ótimo para se trabalhar essa questão. Divirta-se com mais essa historinha fofa!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Quer uma boa atividade para turminhas da Educação Infantil? Então, leia este livro pra eles: "Beleléu e os números", de Patrício Dugnani! Além da contagem do 1 ao 10, podemos trabalhar sobre a organização dos brinquedos de uma forma bem divertida e colorida.
Abaixo, veja o cartaz confeccionado pela Educação Infantil, onde as crianças desenharam o personagem Beleléu.


Gratificante, não?!!!


Será que uma vaca pode colocar um ovo?  Vejam só... O livrinho "A vaca que botou um ovo" de Andy Cutibill conta a história de Mimosa, uma vaquinha que se sentia muito infeliz porque não sabia fazer o que as outras vacas faziam. Mas, como todo problema há uma solução... Tudo foi resolvido! Descubra como Mimosa conseguiu se sentir mais feliz e importante!


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conversa sobre sustentabilidade

Todo mundo sabe que, hoje em dia, estar na moda é ser sustentável. A preocupação com o futuro do planeta é, e continuará sendo, um dos assuntos principais a serem discutidos nas escolas. Afinal, escola é lugar de conscientização, formação de opiniões e discussão de ideias.
Portanto, sugiro o livro "Quem vai salvar a vida?" de Ruth Rocha para trabalhar questões ambientais.
As crianças gostaram muito do livro e, a partir dele, fizemos cartazes de incentivo à preservação do meio ambiente. Boa leitura!



Cartaz com os desenhos feitos pelos alunos.

É muito bom quando conseguimos falar nossos sentimentos, não é?!!!
Abaixo, sugestão de atividade em grupos para que os alunos escrevessem o que pensam e o que sentem: cartaz com sentimentos básicos (tristeza, alegria, preferências).

As crianças se reuniram em grupos e revezaram os cartazes para escreverem o que cada uma sentia.

Contação de histórias

Durante uma Maratona de Leitura, aconteceram diversas atividades com os alunos. Entre elas, a que eu achei mais gratificante foi a Contação de Histórias pelos alunos. As crianças ficaram muito admiradas ao assistirem o coleguinha ler a história pra eles. Observei que todos participaram da atividade com interesse e alegria, respeitando as dificuldades de cada um, aplaudindo, curtindo realmente aquele momento.
Abaixo, a aluna do 3º ano está lendo a história do livrinho "Sujo, eu?" de David Roberts. Foi muito bom ver as crianças sentirem prazer pela leitura!!!



Monstrinhos de papel

Hoje em dia, cada vez mais, é necessário que tenhamos um bom diálogo com nossas crinças. Portanto, desenvolvi esta atividade para que as crianças expusessem seus medos, escrevendo ou desenhando.
Então, selecionei o livro "Quando nasce um monstro" de Sean Taylor para ler pra eles. Os alunos amaram a história, pois ela é muito divertida e o livro tem figuras bem grandes e coloridas.
Após a leitura do livro, fizemos monstrinhos a partir da escrita do nome deles com letra cursiva. Criados os monstrinhos, cada um falou sobre seus medos; alguns também escreveram e os menores desenharam.
Abaixo, o passo a passo da criação dos monstrinhos e alguns deles já colados em cartazes.
Dobre uma folha de papel A4 ao meio.

Escreva seu nome bem grande, com letra cursiva, deixando a parte aberta da folha para cima.

Recorte em volta do nome, cortando as duas partes da folha, mas não recorte a parte de baixo!

Pronto! Já temos o formato do monstrinho!

Vire o verso da folha e faça os olhos, boca e o que sua imaginação permitir! Pinte bem bonito!




Monstrinhos dos alunos.
Toda criança acredita em monstros, não é? Mas, esse monstrinho aí conquistou todo mundo e ninguém teve medo dele! "Quando nasce um monstro" de Sean Taylor é um livro colorido e divertido, que encantou a garotada!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Olá! Como já disse, em minha Sala de Leitura são realizadas muitas atividades. Então, aqui vai mais uma sugestão de leitura: "Pinote, o fracote e Janjão, o fortão" de Fernanda Lopes de Almeida. O fortão da turma era Janjão e, Pinote, o mais magricela. Mas, no final, Pinote derruba Janjão... Como será que ele conseguiu isso? Leia! Com certeza você vai amar essa história!


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Trabalhando higiene

Vários livros foram lidos para os alunos durante todo ano de 2012. Mas, o que eles mais gostaram MESMOOOO foi "Sujo, eu?" de David Roberts. A história de Bebeto, um menino que fazia umas coisas muuuito esquisitas, conquistou a meninada! A frase "Não, Bebeto, que horror!" ficou conhecida por todos eles... Curta essa leitura!

Maria-vai-com-as-outras

Como sou professora de Sala de Leitura, leio muitos livros infantis. Quando li "Maria-vai-com-as-outras" da Sylvia Orthof para as crianças, percebi que muitas delas se identificaram com a famosa ovelhinha... E você? Também é como a Maria da historinha? Se ainda não leu, procure na biblioteca de sua escola ou  numa livraria mais próxima!